“A palavra é capaz de aumentar a sensação de realidade dos objetos no espaço”

Pesquisa da Tomsk State University, na Rússia, e da New Bulgarian University, na Bulgária, publicada em 17.11.2015 na revista “Cognitive Processing”.
Os pesquisadores afirmaram que os pensamentos humanos são capazes de materializar um objeto.pensamento humano
Os cientistas basearam sua pesquisa na ideia da chamada “Simulação Mental”, a fim de mostrar que o pensamento humano é material.

A experiência
Os cientistas transferiram pensamentos diretamente entre cérebros de humanos via internet. Eles queriam saber como o idioma influenciava a percepção do espaço, particularmente as dimensões essenciais:

                                     “em cima-embaixo” e “esquerda-direita”
“Queríamos verificar se o significado das palavras podia influenciar a simulação mental, isto é, a simulação da situação na cabeça”, disse o pesquisar Oksana.
O estudo concluiu que as palavras, embora inerentemente intangíveis, desencadeiam a sensação de um objeto real no espaço e que a sensação de “pensamento distorcido” na depressão e no transtorno bipolar é real.
Na experiência, os pesquisadores pediram aos participantes para lembrar a localização do ponto no qual eles haviam escrito as palavras “para cima” ou “para baixo”.
Os resultados indicam que a leitura das palavras ativou a representação do espaço designada por estas palavras, mesmo que no momento os participantes estivessem focados em outro processo, no caso, memorizar a localização dos pontos.
“A palavra é capaz de aumentar a sensação da realidade do objeto no espaço, não obstante o fato de que não existem objetos”, explicou Oksana.
Pesquisas recentes nos mostram que a simulação mental não é muito diferente da realidade no que diz respeito à percepção do cérebro. Para nosso principal órgão, a situação real e a simulação são um único evento.
Experimentos realizados por outros cientistas na Europa sugerem que a mera tentativa de lembrar a posição espacial de um ponto na tela pode afetar a trajetória de nosso olhar.
Com esses experimentos os cientistas criaram um decodificador do cérebro que pode ler seus pensamentos íntimos.
O estudo ainda está em uma fase inicial, mas os cientistas especulam a aplicação dos seus resultados em neuropsicologia, por exemplo, para ajudar pessoas com percepção espacial prejudicada.
Texto adaptado e publicado originalmente na MedicalXpress