Como trabalhar bem com outras pessoas?interrogacao

Como entender os outros e fazer-se entender?

Por que os outros não conseguem ver o que eu vejo, como eu vejo, por que não entendem a clareza das minhas intenções?

Por que os outros interpretam erroneamente minhas ações e complicam tudo?

Por que não podemos ser objetivos no trabalho e deixar problemas pessoais de fora?

A convivência, o processo de interação humana sempre foi difícil e desafiante. Ela se manifesta sob formas verbais, não verbais, sob pensamentos, sentimentos, reações mentais e físicas.
interrogacao1As relações interpessoais desenvolvem-se em decorrência desse processo de interação. A busca em alcançar uma maturidade emocional satisfatória que nos permita uma convivência produtiva pode ser obtida pelo autoconhecimento. É necessário primeiro compreender suas necessidades, motivações e processos de funcionamento para entender as outras pessoas.

A prática das DINÂMICAS COMPORTAMENTAIS são a base de desenvolvimento de uma vida com características mais sustentáveis para se relacionar com as pessoas na vida pessoal, como um líder ou como participante de um grupo ou equipe.

As DINÂMICAS COMPORTAMENTAIS, são o resultado de um contínuo desenvolvimento de um estudo que teve inicio há mais de 33 anos, no MIT (Massachusetts Institute of Technology), envolvendo mais de 200.000 pessoas em mais de 25 culturas.
É a melhor forma de compreender as pessoas e realizar o potencial de nossas organizações. As DINÂMICAS COMPORTAMENTAIS apresentam uma visão sobre o ser humano e seu funcionamento de grande impacto para a compreensão das diferentes formas pelas quais processamos as informações, aprendemos, nos desenvolvemos, nos comunicamos, nos relacionamos com outras pessoas e manifestamos o ‘stress’..

Ela identifica as diferenças no “funcionamento das pessoas”. Estas diferenças no funcionamento humano são mais representativas do que idade, raça, cultura ou sexo e podem ser percebidas desde a infância. Estudos mostram que essas dinâmicas não mudam ao longo dos anos, mas dentro delas o ser humano tem infinitas possibiildades de aprendizagem e crescimento pessoal. O desafio é compreender estas diferenças e trabalhar, harmoniosamente e produtivamente com elas.

As DINÂMICAS COMPORTAMENTAIS fornecem ferramentas práticas para potencializar a comunicação de forma eficaz, para proporcionar um melhor entendimento e sintonia entre as pessoas.

dinam_compTendo consciência e entendendo as diferenças naturais que existem entre as pessoas, na forma de processar informações, de se relacionar, resolver problemas, completar tarefas, exercitar liderança e trabalhar em equipe, o caminho se abre e possibilita a utilização dos pontos fortes de todos como benefícios para todos.

Estudos e pesquisas de clima organizacionais indicam que as dificuldades que  as organizações enfrentam, podem ser atribuídos aos problemas / dificuldades nos relacionamentos  entre as pessoas. Portanto, é vital para as empresas o desenvolvimento da autoconsciência dos colaboradores para melhora dos resultados e do clima no local de trabalho.

As DINÂMICAS COMPORTAMENTAIS, não são uma tipologia. Elas identificam as estruturas fundamentais, os funcionamentos e descrevem os processos e funções.

As pessoas identificam sua DINÂMICA através de um processo de autodescoberta. Não existe um teste ou questionário. Através da observação e do “ouvir atentamente” podem identificar a DINÂMICA das pessoas que se relacionam.

BENEFÍCIOS

    • Ampliação do autoconhecimento.
    • Percepção expandida em relação à como as pessoas preferem se comunicar e se relacionar.
    • Relacionamento interpessoal com mais respeito às diferenças.
    • Fortalecimento dos contatos no dia a dia com pares, superiores, equipes, fornecedores e clientes para a tomada de decisão.
    • Maior integração, confiança e cooperação entre os envolvidos.
    • Favorece o alcance de resultados com maior sinergia, entendimento e engajamento.
    • Gestores e equipes que aplicam os aprendizados das DINÂMICAS COMPORTAMENTAIS no dia a dia potencializam suas comunicações e relacionamentos nos contatos com os colaboradores, clientes e fornecedores.
    • Maior tolerância e empatia nas relações que estabelece.
    • Entender que as DINÂMICAS encurtam muito o caminho para o desenvolvimento e integração da personalidade, e reforçam o respeito e a diversidade, aumentando a capacidade de comunicação e relacionamento.

Áreas que podem ser beneficiadas com as DINÂMICAS COMPORTAMENTAIS
Programas baseados nessa nova forma de compreensão tem sido realizados nas áreas de negócios, educação, relações pais e filhos, serviços de saúde e construção de pontes transculturais.

 

APRENDIZAGEM

É consenso que as pessoas aprendem de formas diferentes e isto tem uma relação direta com a “ordem” que as coisas acontecem.

  • Algumas pessoas gostam de começar qualquer aprendizagem, assunto / tema, obtendo uma visão geral do assunto e a estrutura básica de sua apresentação (visão macro).
  • Outros preferem compreender rapidamente a relevância da aprendizagem para sua vida e também desejam sentir uma conexão pessoal com o seu “interlocutor”.
  • Outros gostam de começar com o contexto, e a compreensão da utilidade prática do que está tratando.
  • Finalmente, algumas pessoas preferem começar obtendo uma compreensão da natureza básica e do propósito da aprendizagem e, depois, ver suas aplicações práticas.


Possíveis aplicações das Dinâmicas Comportamentais

  • Comunicação e Relacionamento Interpessoal
  • Autodesenvolvimento / Expansão de Consciência
  • Sinergia e Cooperação nas Equipes
  • Mecanismos de Solução de Problemas
  • Apresentação Estratégicas
  • Desenvolvimento Pessoal
  • Descoberta de Talentos
  • Diferentes Processos de Aprendizado
  • Mapeamento para Processos de Coaching
  • Como Dar e Receber Feedback
  • Como cada Dinâmica Lidera
  • Como cada Dinâmica prefere ser Liderada

Aplicação inicial

O processo inicial de autodescoberta das principais características das DINÂMICAS COMPORTAMENTAIS com aplicação prática imediata em seu dia a dia pessoal e profissional, pode ser realizado com uma pessoa ou com grupos de até 2000.

 

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