Porque as pessoas sentem dificuldade em se concentrar em mais de uma tarefa ao mesmo tempo

Pesquisa publicada em abril de 2013, ajuda a explicar porque as pessoas sentem dificuldade em se concentrar em mais de uma tarefa ao mesmo tempo, além de contribuir para os conhecimentos do comportamento neuronal e déficits de atenção, segundo estudo da Universidade da Califórnia.Diferentes áreas do cérebro podem mudar de função para se concentrarem na realização de uma tarefa específica. Como a busca de uma pessoa ou de um objeto.
“Os resultados mostram que o  é muito mais dinâmico do que nós pensávamos, realocando recursos rapidamente de acordo com as necessidades e aumentando a precisão com a qual realizamos tarefas relevantes”, afirma Tolga Çukur, principal autor do estudo.
dietas rapidas1“Ao planejar um dia de trabalho, por exemplo, a maior parte do cérebro está voltada para o processamento de tarefas e objetivos. Ao procurar um gato, a maior parte do cérebro se torna envolvida no reconhecimento de animais”, diz o pesquisador. Áreas normalmente envolvidas com o reconhecimento de categorias visuais específicas – como plantas ou prédios, por exemplo – se modificaram e se voltaram para o reconhecimento de pessoas ou veículos durante a pesquisa. Assim, aumentava-se a área cerebral empenhada na busca. “Essas mudanças ocorrem em diversas regiões do cérebro, não apenas nas relacionadas à visão. As maiores mudanças foram observadas no córtex pré-frontal, que normalmente se relaciona ao pensamento abstrato,  planejamento em longo prazo e outras tarefas mentais complexas”, afirma o pesquisador.

Conheça a pesquisa:

No estudo, foram utilizadas imagens de ressonância magnética para observar a atividade cerebral dos participantes.concentrar dificuldadeEm um dos testes, os voluntários deveriam apertar um botão quando uma pessoa aparecesse em um vídeo. No segundo, eles deveriam fazer o mesmo ao ver algum veículo.Os pesquisadores mediram a atividade neural em diferentes regiões do cérebro dos participantes e analisaram como elas reagiam a diferentes categorias de objetos e tipos de ação que apareciam nos vídeos. Eles observaram que, quando os participantes estavam procurando pessoas, uma quantidade maior de áreas do cérebro estava voltada para humanos e, quando procuravam veículos, mais partes do cérebro estavam ocupadas com essa funçãoIsso significa que se uma pessoa está procurando uma criança em uma multidão, partes do seu cérebro que normalmente se dedicavam a reconhecer objetos, ou mesmo áreas relacionadas ao pensamento abstrato, trocam de função para se juntar ao “grupo de busca”. O cérebro se transforma rapidamente em um “buscador de criança” altamente focado, redirecionando recursos normalmente empregados em outras funções mentais.Título original:
Attention during natural vision warps semantic representation across the human brain
Publicado no Nature Neuroscience
Responsáveis: Tolga Çukur, Shinji Nishimoto, Alexander G Huth e Jack L Gallant
Universidade da Califórnia, em Berkeley, EUA.
Matéria: VEJA,  Acervo Digital – Ciências