Quando fazemos dietas rápidas porque muitas vezes obtemos resultados opostos?

Muitas vezes nos questionamos, porque ao final de dietas rápidas que deveriam reduzir alguns quilos, o que obtemos muitas vezes é o oposto, aumento do peso e em alguns casos de até o dobro do que desejamos reduzir.
Porque isso acontece?
hipotalamo concentrarNos humanos (corpo, cérebro e mente) fomos desenhados/criados em um contexto de difícil sobrevivência hà 150 mil, anos nas savanas africanas e fomos preparados para suportar longos períodos de fome onde os alimentos eram escassos.
A estrutura cerebral responsável por controlar o metabolismo de nossa gordura corporal, o controle do apetite e a saciedade é o hipotálamo.
Quando estamos vivendo sem nenhum tipo de dieta, fornecemos ao corpo uma quantidade de alimentos X, por um tempo prolongado. Ao iniciarmos uma dieta rápida reduzimos essa quantidade de alimentos, pela metade ou até menos. Isso faz com que os sinais recebidos pelo hipotálamo vindos de seu corpo gerem uma confusão. O hipotálamo, interpreta estas informações como “um período de fome/escassez de alimentos idêntica à época da savana africana”. Nesse momento ele dispara um comando para o corpo começar a acumular e reter o máximo possível de líquidos e gorduras, para preparar-se para suportar tempos difíceis, indisponibilidade de alimentos.
Hoje nos encontramos em um contexto de abundância de alimentos nas cidades e infelizmente nossos mecanismos (corpo, cérebro e mente), mantém seu funcionamento baseados no projeto inicial, ou seja, geneticamente preparados para reagir a um ambiente de 150 mil anos atrás.
dietas rapidas2Nos tempos atuais, nosso trabalho para manter um regime saudável e estável não é nada fácil pois, somos bombardeados por estímulos constantes de consumismo. Este é o motivo pelo qual mais de 50% da população de muitos países de “primeiro mundo” tem graves problemas de obesidade e sobrepeso.
Por estes motivos as dietas rápidas não são recomendáveis pois, acabam confundindo nosso hipotálamo e prejudicando uma de suas funções principais que é manter o equilíbrio interno.
Ao provocarmos um “vai e vem” de comidas, a reação de nosso corpo termina sendo contraria ao que desejávamos.
Praticar exercícios e manter uma dieta completa e estável com acompanhamento médico, são os principais fatores para uma vida saudável e prazerosa.
Nse. Denise Toiw – Asociación Educar
Nota: Quando você decidir fazer uma dieta para redução de peso, nunca utilize a frase “Perder Peso” pois, o cérebro não reage bem com a perda, utilize redução de peso (veja artigo: Porque temos tendências a guardar e acumular coisas que não necessitamos ou que não nos servem mais?).
*Norimar José Tolotto
Adaptação e tradução: Norimar José Tolotto
Texto original: ?Por qué cuando dietas apressuradas obtenemos resultados opuestos?
Artículos y Conferencias – Asociacion Educar